Conceitos fundamentais de Políticas Públicas. Processos de formulação, implementação e avaliação. Indicadores de desempenho. Experiências governamentais com políticas públicas: debate e avaliação de casos concretos.
Estudo histórico da ideias sociais e políticas difundidas por renomados autores de todo o mundo e que analisaram o meio social. Por meio da cronologia destacam-se inicialmente os filósofos gregos e suas percepções sobre o viver em sociedade bem como a organização política; os escritos medievais; alguns dos autores do Iluminismo; os autores considerados fundadores da Sociologia (Durkheim, Weber e Karl Marx) e as diversas correntes sociológicas que tratam das inúmeras dimensões e problemas com relação ao viver em sociedade.
Empreendedorismo: conceito, objetivos e importância. Métodos tradicionais e inovadores de empreendedorismo. Características do espírito empreendedor. Perfil do empreendedor e a tomada de decisão. Tipos de empresas e de sociedades. Identificação de oportunidades: viabilidade, potencialidades e riscos do negócio. Empreendedorismo e Liderança. Os desafios da liderança: o líder e a organização. Liderança e a Gestão de Pessoas. Gestão de Pessoas: conceito, sistemas, funções e objetivos. Novos Paradigmas, mudanças e planejamento estratégico. Empreendimento em Gestão de Pessoas: o Gestor de RH como empreendedor. Auditoria e Consultoria Interna em RH.
Propõe a investigação do desenvolvimento da organização, concepção espacial, curatorial e de recepção de público em museus e espaços expositivos, relacionado esses conhecimentos aos espaços nacionais e internacionais, abordando os projetos educacionais e de mediação em espaços expositivos, refletindo sobre as práticas e metodologias de trabalho, as concepções de educação ligadas a essas ações e a formação dos educadores em relação às propostas de diferentes instituições brasileiras.
Estudo do processo da cultura popular e a música, a expressão folclórica enquanto parte dinâmica do processo sociocultural brasileiro. As utilizações relações do folclore com diversos fazeres musicais, como a música erudita, a música popular, a cultura de massa. Problematização da noção de produção cultural espontânea, culturas regionais, músicas étnicas e identidade como construção constante da formação do grupo e do indivíduo.
O estudo dos conceitos de Cultura Visual e Visualidade. A compreensão das Políticas de Representação: visibilidade e invisibilidade de grupos sociais.. O estudo dos contextos da produção de representações visuais na cultura brasileira valorizando a diversidade étnico-cultural. Abordagem da base eurocêntrica dominante na cultura brasileira e as diferenças étnico-raciais presentes na produção artística visual e no sistema educacional brasileiro. A investigação teórica e prática sobre a produção artística afro-brasileira e dos povos indígenas articulando os saberes e estéticas que caracterizam a diversidade da cultura brasileira.