Estudo das grandes formações biológicas do globo evidenciando os fatores condicionantes e as relações e interdependência de tais formações. Análise das relações dos seres vivos com o ambiente em que vivem, enfatizando as modificações ensejadas pelas atividades do homem, comandadas pelos sistemas econômicos. Vivências biogeográficas regionais no contexto holístico. Elaboração de trabalhos práticos.

A organização espacial dos continentes: a regionalidade planetária. Organização espacial do mundo desenvolvido e do mundo subdesenvolvido. A diferenciação cultural do espaço terrestre nas regiões européias, americanas, asiáticas, o mundo árabe, africano e o mundo oceânico. A diferenciação bioclimática do planeta e as principais características do espaço intertropical, as regiões das latitudes médias, as regiões de clima desérticos e polares.

A realização do TCC desenvolve a capacidade de pesquisa dos graduandos, mediante a solução de um problema, fundamentando-se em procedimento científico, sistemático de busca, avaliação, organização, crítica e comunicação de informação; consolida e faz avançar os conhecimentos produzidos no curso, articulando teoria / prática com o posicionamento crítico do graduando.