As Atividades Complementares consistem na participação em eventos, tais como: seminários, palestras, semanas acadêmicas, conferências, atividades culturais, atividades de iniciação científica.

Capacitar o aluno para o conhecimento da importância do Planejamento na Gestão Pública, Empresas e no Terceiro Setor. Conhecimento da importância da liderança bem como das funções da administração. Capacitação para a elaboração e condução de Projetos Sociais. A disciplina estuda e analisa as formas contemporâneas de gestão no âmbito das organizações públicas e privadas e o planejamento como instrumento essencial de gestão. Discute o uso da liderança no espaço organizacional. Funções de administração e planejamento em órgãos de administração pública, empresas e organizações da sociedade civil. Elaboração, coordenação, execução e avaliação de programas e projetos na área social. Trabalha sobre o Sistema Único da Assistência Social- SUAS, o Papel do Assistente Social nos Centros de Referência da Assistência Social- CRAS e nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social- CREAS.

A atuação  do Assistente Social no Programa de Atenção Integral à Família e ainda, apresenta  o Fazer Profissional do Assistente Social Frente à Violência Sexual, os Tipos de Violência, Conceituando a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Redimensionamento da profissão ante as transformações societárias: condições e relações de trabalho e espaços ocupacionais. O contexto sócio-político e econômico do Mundo, América Latina e Brasil, a partir da década de 80 até os dias atuais. A construção do projeto profissional do Serviço Social. Os projetos societários da classe trabalhadora. O projeto societário do capital. O movimento sócio histórico e as demandas tradicionais e emergentes na sociedade brasileira colocadas à profissão.

Estudos avançados sobre as políticas que compõem a seguridade social brasileira pós Constituição de 1988. Os Conselhos Setoriais. Formas e possibilidades de atuação do Assistente Social.

Implementação do processo de investigação, orientação e sistematização dos dados coletados. Elaboração preliminar do relatório de pesquisa e comunicação dos resultados. Fornecer aos alunos os instrumentos necessários para que possa organizar e sistematizar seus conhecimentos, a partir de leituras e estudos de textos, que lhe permitirão realizar um trabalho prático de pesquisa em Serviço Social.

 

Inserção do aluno no campo de estágio e conhecimento do espaço organizacional em seus aspectos estruturais, funcionais, econômicos e político-sociais. Leitura da implementação das Políticas Sociais nas organizações institucionais. Identificação do espaço profissional do Serviço Social no contexto organizacional e do instrumental técnico-operativo da profissão. Conhecimento institucional e das expressões da questão social presentes em seu contexto. Observação, registro e análise da experiência de estágio.