A Antropologia Social e suas principais correntes teóricas. Oferecer as bases teóricas e metodológicas da Antropologia, de forma a oportunizar o conhecimento acerca do homem como ser social e cultural, mostrando a importância da organização social, das relações sociais, das representações sociais, das relações de parentesco e dos processos ritualísticos como elementos estruturais da sociedade. Os estudos culturais e a Antropologia no Brasil. Relações familiares, novas formas de sociabilidade e movimentos sociais.

Concepção do Estado Moderno e Sociedade Civil. As questões da democracia, cidadania, soberania, autocracia e socialismo. A particularidade do Estado Brasileiro. A questão Social e o desenvolvimento do sistema brasileiro de proteção social. As esferas pública e privada. Formulação e gestão das políticas sociais na atual conjuntura. Os princípios da descentralização, municipalização e focalização. A constituição do fundo público. O papel dos sujeitos políticos na formulação e gestão das políticas sociais públicas e privadas. As políticas setoriais e a legislação social.

 

Principais correntes teóricas da sociologia e de seus principais autores. Surgimento da sociologia como ciência. A sociologia contemporânea e a análise crítica da realidade social. A sociologia brasileira e seus principais representantes. Conceitos fundamentais: sociedade/indivíduo, interação, contradição, instituição social, ideologia. A relação entre serviço social e o estudo da sociologia. O trabalho na história. O trabalho na sociedade capitalista. Trabalho material e imaterial. Transformações no mundo do trabalho contemporâneo e seus problemas regionais.

Introduz o aluno nas dimensões da Ética; seu espaço na relação individual e sociedade; os fundamentos ontológicos da dimensão ético-moral na vida social e os desafios da ética profissional.

A estrutura do Estado; a divisão dos poderes e as Instituições responsáveis pela efetivação dos Direitos e Garantias Fundamentais à cidadania. O Direito e sua relação com a Constituição Federal e as Legislações Ordinárias no Brasil. Instrumentos Jurídicos de defesa do cidadão: ação popular, Habeas data, Habeas corpus, Mandado de segurança e de injunção. A legislação social e seus regulamentos: LOAS e ECA (Lei Orgânica da Assistência Social e Estatuto da Criança e do Adolescente), Estatuto do Idoso, direitos de pessoas com necessidades especiais. Lei Maria da Penha, meio ambiente e seguridade social.