A internet: origem, escopo, natureza e crescimento. A internet e a nova economia. Transações comerciais e informações. Criação e desenvolvimento de negócios. Meios de comunicação eletrônica como ferramentas estratégicas: marketing e transações comerciais. Ferramentas da internet. Softwares, como forma de auxiliar o gerenciamento da organização, sua relação com os clientes e para as tomadas de decisão. Elementos fundamentais para a elaboração de um plano de negócios para empresas da nova economia. Um plano de negócios bem elaborado e consistente traz confiança aos investidores. Os passos para a elaboração de um plano de negócios empregando as mais recentes tecnologias e modelos de negócios on-line.

O administrador como empreendedor: Intrapreneur e Entrepreneur. Empreendedorismo. Características do empreendedor. A escolha de um Empreendimento. Planejamento do Empreendimento. Tipos de produtos e serviços. O ciclo de vida dos Produtos. Estratégias de precificação. Franquias como empreendimento. A Empresa Familiar e seus sucessores. Cooperativas como empreendimento. Conhecimentos para análise e abertura de um empreendimento. A importância de um empreendedor no contexto econômico-social.

 

A realização do TCC desenvolve a capacidade de pesquisa dos graduandos, mediante a solução de um problema, fundamentando-se em procedimento científico, sistemático de busca, avaliação, organização, crítica e comunicação de informação; consolida e faz avançar os conhecimentos produzidos no curso, articulando teoria / prática com o posicionamento crítico do graduando.