A importância da inovação para o êxito empresarial. Caracterização da relevância da inovação tecnológica para a empresa no contexto da globalização de mercados. Discussão de técnicas e instrumentos no processo de inovação para a eficácia organizacional. A globalização de mercados, a inovação tecnológica e seus impactos Processos de inovação, barreiras e facilitadores. Estímulos à inovação, o papel do governo e os instrumentos financeiros. Previsão e auditoria tecnológica. Estratégia tecnológica empresarial: liderar ou seguir, fazer ou comprar, alianças e parcerias. Organização do esforço inovador e administração de equipes multifuncionais. Gerenciamento de projetos tecnológicos. Clima para inovação na empresa e o perfil do profissional técnico. Avaliação dos impactos da inovação na empresa do ponto de vista econômico.

Conceitos básicos do planejamento estratégico: estratégia e planejamento. Etapas do processo do planejamento, definição de objetivos e metas. Indicadores de desempenho na elaboração do plano estratégico. Diagnóstico e análise das variáveis interna e externa da organização. Análise das mudanças estratégicas. Formas de elaboração, administração e implementação de planos estratégicos no ambiente das micro e pequenas empresas. Análise funcional de controle ambiental, tomada decisão e implantação do planejamento estratégico. Reflexão crítica do Planejamento estratégico e empresarial. Discussão sobre as novas realidades e o planejamento estratégico em ambiente globalizado e competitivo. Estudo dos principais modelos teóricos de estratégias competitivas e a sua operacionalização.

Gestão Ambiental é um tema de maior importância. Primeiro, porque o atual ambiente de negócios está mudando rapidamente. Segundo, porque é através de uma visão completa do ambiente externo, que a Organização irá identificar as oportunidades e ameaças que o ambiente mercadológico apresenta. Desta forma, a Organização terá condições de repensar suas estruturas e definir os pontos de alavancagem do seu negócio para alcançar vantagem competitiva sustentável. Entender a influência que o ambiente exerce sobre as organizações. Discutir o contexto ambiental que envolve as organizações e verificar a necessidade da responsabilidade social e da ética administrativa na moderna gestão empresarial. Conhecimentos interdisciplinares voltados para controle do meio ambiente que permitirá analisar as inter-relações entre o homem, a sociedade, sua cultura e o ambiente.