Abordam os conhecimentos de aspectos históricos e técnicos de processos bidimensionais, com ênfase na gravura, processos de encavo e relevo. Propõe o estudo de conceitos de gravura e processos de gravação em relação com outros períodos artísticos, as estéticas, as obras e os artistas que utilizaram esse meio expressivo. Oferece aspectos de investigação dos procedimentos técnicos de gravura em encavo e relevo bem como os aspectos de linguagem e expressão na gravura, em relação aos artistas e obras que utilizaram esse meio expressivo, propondo ações de transposição didática aos conteúdos da área.

Os conhecimentos para atuação como arte-educador, tendo como princípios norteadores as relações entre os aspectos históricos, as metodologias e práticas artísticas e as concepções pedagógicas que constroem os processos educacionais. O estudo da história do ensino da Arte no Brasil e suas perspectivas atuais, como forma de conscientização para uma prática educacional, além de uma reflexão sobre os Parâmetros Nacionais para a Arte na Educação, no ensino Fundamental e Médio. A preparação de roteiros e pesquisas de apoio ao estágio. 

 

Os conhecimentos de história e organização de museus e espaços expositivos em relação ao cenário internacional e brasileiro; o desenvolvimento da organização, concepção espacial, curatorial e de recepção de público em museus e espaços expositivos, relacionando esses conhecimentos aos espaços nacionais e internacionais; os projetos educacionais e de mediação em espaços expositivos, refletindo sobre as práticas e metodologias de trabalho, as concepções de educação ligadas a essas ações e a formação dos educadores em relação às propostas de diferentes instituições brasileiras.