O sistema básico da administração de recursos humanos no processo da gestão empresarial. Conceitos operacionais e estratégicos, funções, métodos pertinentes às práticas da administração de recursos humanos nas organizações. Fundamentação sobre as modalidades: empregabilidade e empresabilidade, recrutamento, seleção, plano de cargos e carreira. Desenho de cargos e modelagem do trabalho. Estilo empreendedor de liderança e de trabalho em equipe. Inteligência emocional, negociação e administração do tempo. Habilidades para a integração profissional e para a prática de gestão de pessoas nas atividades do administrador.

Conceitos básicos da estrutura contábil. Noções preliminares: campo de atuação da contabilidade. Abordagens éticas, evolução histórica. Finalidade das informações contábeis. Planificação e estruturação contábil. Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Problemas contábeis diversos. Princípios e convenções.

Economia Internacional: aspectos diversos. Contexto histórico. Evolução das relações internacionais. As políticas econômicas: liberalismo, protecionismo. Barreiras e cooperação no comércio Internacional. Panorama atual: blocos, balanço de pagamentos. Evolução da economia internacional. Divergências das políticas praticadas (liberalismo e protecionismo). Avanços para a superação das barreiras e o reflexo para a economia dos países no mundo globalizado.

Filosofia: função e significado. Fundamentos Filosóficos: cultura, conhecimento e lógica, Política, Moral e Ética. Filosofia da administração. Ética na Administração. Desenvolvimento de espírito crítico para a autonomia do pensar e do agir. Aplicação da Filosofia como instrumento eficaz na formação pessoal e profissional do administrador, dentro de um contexto individual, baseado na orientação dos conceitos éticos e morais.