Estudo teórico e prático sobre metodologias e  métodos de ensino. Técnicas e recursos adequados para a aprendizagem de língua e de literatura. A aula e a aprendizagem de língua e literatura.

O curso apresenta aos estudantes e pesquisadores obras e aspectos gerais da literatura realizada nos países africanos colonizados por Portugal, a saber: Angola, Moçambique e Cabo Verde. Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. As obras literárias, os escritores e questões extraliterárias motivarão as discussões propostas à luz da importância que possuem seja para a formação do leitor literário, seja para a formação do professor da educação básica e superior, fundamentalmente, depois da lei 11.645/08. Como se verá, o curso se organiza segundo tópicos que vão dos mais gerais aos específicos e, depois, retornam aos mais gerais, seguindo uma proposta espiralada. É preciso observar que a proposta é garantir a experiência literária, ou seja, a leitura de algumas obras (romances, contos, poemas entre outras). Essa prática – ler os textos literários – é essencial e imprescindível para que seja possível atingir os objetivos deste curso de Literaturas africanas de língua portuguesa.

Literatura no Brasil desde as primeiras manifestações e Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Modernismo -sua formação e repercussões.