Capital intelectual e desenvolvimento organizacional. Inteligência organizacional e aprendizado. Alinhamento de estratégias, aprendizagem e conhecimento organizacional. A espiral da criação do conhecimento. Transformando conhecimento em valor. Organização do conhecimento: teoria e processo. Relações e limites entre os construtos, aprendizagem e conhecimento. Educação e Universidade Corporativa. Tecnologias da informação e comunicação aplicadas à aprendizagem organizacional. Ambientes informacionais cooperativos. Estruturas organizacionais para a criação do conhecimento e da aprendizagem colaborativa. Inovação e aprendizagem em ambientes interorganizacionais colaborativos. 

RH como centro de resultados, competências e talentos. Desdobramento de competências. Formação do banco de talentos e capacitação. Identificação de talentos e ampliação do domínio de competências. Treinamento e desenvolvimento (T&D). Tipos de treinamento. Norma NBR ISO 10015: diretrizes para o treinamento. O processo de T&D: levantamento de necessidades; planejamento, organização e condução dos programas; métodos e técnicas. Questões orçamentárias e avaliação. Instrumentos de T&D: histórias e fábulas; artes cênicas: peças teatrais e dramatização; cenas de filmes de cinema; dinâmicas, técnicas e jogos vivenciais; dramatizações e artes cênicas; música; outdoor training – treinamento ao ar livre. Palestras de treinamento: preparação e condução. Logística de Eventos em RH. 

Diferenças entre grupos e equipes. Tipos de Equipes. Trabalho em equipe, gestão por objetivos e gestão participativa. Trabalho colaborativo. Trabalho colaborativo a distância. Política de portas abertas e ombudsman. Conflito nas organizações. O processo do Conflito. Administração e Mediação de Conflitos intra e inter organizacionais. Negociação. Planejamento, condução e encerramento das fases da negociação. Estratégias de Negociação. Negociação e cooperação. Negociação para a solução de conflitos. Conflitos trabalhistas e Sindicalismo. Negociação coletiva no trabalho.

Desenvolvimento Sustentável. A sustentabilidade e suas dimensões: ambientais, sociais e econômico-financeiras.  Responsabilidade socioambiental. O papel da empresa na sociedade. Graus de envolvimento organizacional e a responsabilidade social. Programas de responsabilidade social. Ferramentas, normas e certificações que envolvem a gestão da responsabilidade socioambiental: indicadores Ethos, modelos de balanço social e de relatório social, SA 8000, NBR 16001, ISO 26.000. (P+L) Produção Limpa nas organizações. Educação ambiental e social.

Projeto Integrado III: Estratégias de Aprendizagem e Desenvolvimento

Trabalho científico acadêmico e pesquisa: possibilidades, importância, finalidade. Projeto  integrado. Planejamento e acompanhamento da elaboração. Tema, problematização e interação das abordagens conceituais com a prática. Elementos que compõem o Projeto Integrado. Trabalho escrito em formato de artigo. Critérios para elaboração das referências bibliográfias e normas da ABNT para a redação do trabalho cientificamente organizado.

Elaboração de um plano de desenvolvimento na gestão de recursos humanos, nos moldes de um trabalho cientificamente organizado, detalhando ações que demonstrem competências em estratégias para a aprendizagem e desenvolvimento nas organizações.

Laboratório Interativo III – Vídeos, simulações, jogos e/ou aplicativos de gestão.