A Psicopedagogia como área de estudoque se preocupa com a aprendizagem humana. Compreensão da fisiologia do Sistema Nervoso Central (SNC) e dos diversos fatores que interferem na aprendizagem e da motricidade geral. Visão interdisciplinar e transdisciplinar, especialmente, na escola. A Psicopedagogia como campo de ação prática e teórica voltado para os processos de aprendizagem e para as dificuldades decorrentes de seu desenvolvimento.

A aprendizagem e as dificuldades de aprendizagem como objetos de estudos da Psicopedagogia . Os enfoques terapêuticos e preventivos, teóricos e práticos da aprendizagem. Discussão e a compreensão dos seguintes aspectos: natureza, etiologia e sintomatologia das dificuldades de aprendizagem numa perspectiva teórica. A linguagem, o ler e o escrever e a construção da aprendizagem; o desenvolvimento do raciocínio lógico, as dificuldades de aprendizagem e as conseqüências pedagógicas do fracasso escolar.

Fundamentos psicológicos referentesaos processos de desen­volvimento e aprendizagem, relações sociais e afetivas,implicações educacionais.