O cuidar e o educar enquanto funções indissociáveis na Educação Infantil, a implicação desses conceitos na prática. A utilização dos eixos de trabalhos (de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), visando à construção e à ampliação do conhecimento da criança durante o processo de ensino-aprendizagem. Prática pedagógica na Educação Infantil: alternativas e orientações didáticas. Ética e qualidade de vida. Concepções de Cidadania e Infância relacionadas ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

A disciplina fundamenta e analisa com seriedade a importância da presença do lúdico e do brincar nas práticas pedagógicas com a primeira infância. Demonstra o papel do jogo, do brinquedo e da brincadeira, dentro das instituições de Educação Infantil, enfocando propostas, alternativas, tendências e concepções para a mediação do educador junto à criança pequena, caracterizando o valor educativo das práticas lúdicas que auxiliam diretamente no desenvolvimento das potencialidades do aluno no ambiente escolar. Destaca a ludicidade como algo capaz de desenvolver integralmente os aspectos físicos, cognitivos, psicológicos, sociais e culturais da criança, na medida em que se conceba a infância como um período de vivência plena do ser humano. Relaciona ainda, a motricidade, a corporeidade, a identidade pessoal e a cooperação como fatores que precisam ser trabalhados tendo por base a atividade lúdica.