Controvérsias metodológicas dos modelos clássicos da história do ensino de Ciências. Concepções de Ciência, Ambiente, Educação e Sociedade subjacentes aos principais modelos de ensino de Ciências. Papel do ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e inter-relações com os demais componentes curriculares. Uso do laboratório, técnicas e cuidados, utilização de materiais de sucata em experimentos, confecção e uso de materiais didáticos. Utilização de multimeios como recursos facilitadores da aprendizagem. A crítica ao livro didático. Relação homem-natureza, com abordagens metodológicas e práticas de educação ambiental. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Planejamento de aulas e atividades práticas.

O universo do adulto analfabeto: seus valores, suas crenças, seus sentimentos, suas concepções sobre o mundo, suas representações sociais, sua experiência no mundo do trabalho, sua cultura. As hipóteses dos alunos no processo de aprender e sobre conhecimento. O texto (oral e escrito) como unidade de significação. Encaminhamentos metodológicos: ler e escrever e a função social da escrita. A questão da letra. A questão da motricidade. O trabalho com o texto. A prática de leitura. A prática de produção de texto. A prática de análise linguística. As variedades linguísticas. A avaliação na alfabetização. O ambiente alfabetizado. As práticas de alfabetização de jovens e adultos. Construção e uso dos recursos didáticos. A lógica da inclusão e as práticas emancipadoras na alfabetização de jovens e adultos. A crítica ao livro didático. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Planejamento de aulas e atividades práticas.

 


Diferentes concepções de leitura e escrita. Literatura como importante área do saber nos anos iniciais do ensino fundamental. Processo de letramento e as práticas de ensino da língua materna na nas séries iniciais do ensino fundamental. Princípios de organização do ensino da linguagem. Variação linguística. Habilidades básicas: leitura, produção de texto, oralidade e escrita. Processos de mediação do ensino de linguagem: propostas, instrumentação e uso dos diferentes meios de comunicação e informação no ensino da língua. Conteúdos da Língua Portuguesa e temas transversais. Análise de livros didáticos. Utilização dos laboratórios didáticos e de informática para elaboração de materiais educativos didáticos. A aplicabilidade da lei 11.645/08. A língua materna e a construção da subjetividade. Língua, meio ambiente, sujeito e coletividade. O professor de língua portuguesa: identidades em formação.

Concepções da Matemática, caracterização e o papel da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Função social e política da Matemática. Ensino e aprendizagem de número, do sistema decimal de numeração, do número fracionário, a medida e o valor no espaço e no tempo. A ação e o processo que a criança realiza na construção dos conceitos matemáticos. A função da resolução de problemas. Avaliação e autoavaliação na prática pedagógica do educador matemático. Princípios norteadores. A crítica ao livro didático. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Planejamento de aulas e atividades práticas.

A produção histórica e geográfica e suas consequências no ensino dos anos iniciais do ensino fundamental. Categorias de análise: construção e apropriação do espaço mediado pelo trabalho social do homem; o homem sujeito da história. A produção didática para o ensino de história e geografia: propostas pedagógicas - oficiais e alternativas, o livro didático e suas relações com a produção histórica e geográfica. A construção dos conceitos de tempo e espaço. Aspectos teóricos e metodológicos. Os recursos didáticos. A crítica ao positivismo na História e na Geografia. A compreensão da dinâmica da sociedade capitalista contemporânea. Critérios para seleção de conteúdos em História e Geografia. Aspectos da avaliação. A análise crítica do livro didático. Estudo e análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Planejamento de aulas e atividades.
 

Aborda criticamente os conhecimentos para atuação com arte na educação no Ensino Fundamental, tendo como princípios norteadores as relações entre os aspectos históricos, as metodologias e práticas artísticas e as concepções pedagógicas que constroem os processos educacionais. Propõe o estudo da história do ensino da Arte no Brasil e suas perspectivas atuais, como forma de conscientização para uma prática educacional reflexiva. Propõe uma reflexão sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Arte na Educação, no Ensino Fundamental, tendo como eixos principais as concepções para a ação- reflexão do professor, os conteúdos propostos, os objetivos apontados e as formas de avaliação sugeridas para as áreas de artes visuais, teatro e música. Aborda os estudos multiculturais em relação à arte na educação.

Ambiente Virtual de Orientação de Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Visão geral da ação pedagógica desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A observação e a intervenção como formas de conhecer e transformar a realidade escolar. Envolve a observação, a participação e a intervenção fundamentadas. "Um saber fazer" que busca orientação nas teorias pedagógicas estudadas e que respondam às demandas provocadas na prática.