Conceito de linguagens e de literatura. Histórico das características das obras literárias. A literatura Infantil e o desenvolvimento da criança. Contribuições da Literatura Infantil para a leitura e a escrita. Acervo literário Infantil. Procedimentos metodológicos e práticas. O papel do professor/leitor na intervenção pedagógica para a conquista de leiturização.

Analisará o processo histórico da alfabetização de jovens e adultos, as relações entre analfabetismo, cidadania e sufrágio nas constituições brasileiras, o compromisso da escola e da Universidade com a alfabetização de jovens e adultos, os mecanismos de exclusão da escola pública, o ler e o escrever como bens sociais. O atual cenário mundial em relação ao analfabetismo e às políticas implementadas para a Educação de Adultos, demonstrando que na história de educação de adultos a tendência libertadora tem íntima relação com a vida, obra de Paulo Freire, no Brasil e no mundo. A EJA como negação de direitos, a inexpressividade na L.D.B.e os avanços contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais com a incorporação das decisões e metas da Declaração de Hamburgo. Estudo das diferentes funções da Educação de Jovens e Adultos, reparadora, equalizadora e qualificadora e a importância desse compromisso político na formação do pedagogo.

A disciplina de Didática e Prática pretende contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na situação institucional escolar. Para tanto propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, das práticas da situação de aula e das determinações sociais na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico. Trata-se, portanto, de analisar a situação especificamente didática que é a aula, buscando compreender a relação professor-aluno-conhecimento, de maneira a dotar o futuro professor de condições para criar alternativas de atuação por meio do exercício de práticas, envolvendo ainda as questões críticas como disciplina e avaliação.

Ambiente Virtual de Orientação de Atividades Complementares

Espaço para participação em atividades que ampliem as dimensões dos componentes curriculares relacionadas à educação e à cultura como meio complementar à formação profissional do pedagogo