Introdução à análise harmônica: figuração melódica (notas estranhas ao acorde), e cadências. Ampliação do campo harmônico (dominantes secundárias). Escrita harmônica: condução de vozes, harmonização de baixo cifrado. Progressões harmônicas. Análise e harmonização de melodias simples da cultura brasileira. Aprimoramento da percepção escalas, modos, tríades e tétrades. Aprofundamento da leitura através do solfejo e da escrita através de ditados rítmicos, melódicos e harmônicos.

Estudo teórico-prático das principais metodologias da Educação Musical desenvolvidas no século XX; abordagem histórica da Educação Musical no Brasil e no mundo; introdução à elaboração de planos de aula utilizando as atividades e métodos abordados.

Estudo de técnicas instrumentais aliadas à leitura musical, direcionadas para a utilização do violão na prática docente. Explicitação dos toques simultâneos com a mão direita; ritmos de acompanhamento. Estudo das escalas maiores. Desenvolvimento da leitura harmônica e melódica, acompanhamento e improvisação.