Estudo do processo da cultura popular e a música, a expressão folclórica enquanto parte dinâmica do processo sociocultural brasileiro. As utilizações relações do folclore com diversos fazeres musicais, como a música erudita, a música popular, a cultura de massa. Problematização da noção de produção cultural espontânea, culturas regionais, músicas étnicas e identidade como construção constante da formação do grupo e do indivíduo.

Técnicas instrumentais aliadas à leitura musical direcionadas para a utilização do violão na prática docente.

Abordagem de forma panorâmica das principais etapas da evolução da linguagem e da prática musical no Ocidente, do Barroco ao Romantismo, procurando relacioná-las à história e ao desenvolvimento humano dessa fase e, sobretudo ao seu significado para a vida atual, estabelecendo uma contextualização política, social e artística.

Estudo dos elementos da linguagem musical, desenvolvimento da percepção auditiva, leitura e escrita musical dos seguintes itens: subdivisão ternária do tempo, compasso composto, ampliação da utilização de células rítmicas; ciclo de quintas, escala maior escala menor, escalas exóticas, modos, tríades e tétrades, cadências básicas. Estudo de ditados rítmicos em compasso simples e composto; solfejos e ditados melódicos nas claves de sol e fá.