Abordagem de forma panorâmica das principais etapas da evolução da linguagem e da prática musical no Ocidente, da Antiguidade Clássica ao final do século XVII procurando relacioná-las à história e ao desenvolvimento humano dessa fase e, sobretudo ao seu significado para a vida atual, estabelecendo uma contextualização política, social e artística.

Introdução aos elementos básicos da escrita e leitura musical. Explicitação e aprofundamento dos conceitos de elementos da linguagem musical. Desenvolvimento da percepção auditiva e da execução musical através de exercícios práticos.

Apresentação das ferramentas tecnológicas úteis em aulas de educação musical. Abordagem de aspectos gerais sobre informática aplicados à música com foco principal na utilização de softwares livres que auxiliem o futuro professor em sala de aula: Musescore (editor de partituras) e Audacity (editor de som e áudio). A escolha desses programas se justifica por se tratarem de softwares livres que democratizam o acesso a essas ferramentas, leves e de fácil manipulação: um importante diferencial para a educação musical em pleno século XXI.