Esta disciplina aborda os diferentes tipos de contagem, enfatizando as bases numéricas; problematizando essas situações. Explora o Princípio de Indução, e faz uso da aritmética modular para explorar os critérios de divisibilidade e trabalhar com as   equações diofantinas e suas  aplicações no cotidiano. Aborda o conceito de Grupo, Anel e Corpo. 

Esta disciplina inicia seus estudos pelo plano cartesiano, explorando a noção de reta e de circunferência no plano. Amplia esses conhecimentos explorando posições relativas entre elas, bem como introduz o estudo das cônicas. 

Inicia o estudo do sistema de coordenadas no espaço, possibilitando o trabalho com vetores. Explora também operações envolvendo escalares e vetores, a dependência linear, o produto escalar, o produto vetorial e o produto misto. Conclui fazendo um estudo das posições relativas entre retas e planos. 

 

Esta disciplina inicia seus trabalhos discutindo os polinômios, explorando as operações entre eles, bem como as relações entre os coeficientes e as raízes. Faz uso do algoritmo de Briot Ruffini, D’ Alembert e Girard para sedimentar esses conhecimentos. Explora a pesquisa das raízes racionais. Introduz o conjunto dos números complexos, explorando suas operações na forma algébrica, trigonométrica, envolvendo potenciação e radiciação de complexos.