Apresenta reflexão sobre a atividade de ensino e o processo de aprendizagem e análise do currículo para a disciplina de Sociologia no Ensino Médio, discutindo alternativas. Estudo e pesquisa dos recursos didáticos para a prática do professor e a elaboração de projetos interdisciplinares. Apresentação da dimensão histórica do ensino de sociologia no contexto escolar brasileiro, seus fundamentos teóricos e metodológicos. Solidificação das concepções teóricas sociologias e sua relação com questões sociais importantes, como Mobilidade Social, Estratificação Social, Papéis Sociais, Classe social e Desigualdade Social. Discute o processo de socialização e sua relação com as instituições sociais, como a família, a igreja e a própria educação. Retoma questões sociais relacionadas ao processo de Globalização e à Cultura, ao Consumo, à Mídia e ao Poder. 

Os principais pensadores em antropologia do Brasil, bem como suas ideias e ideários sobre o homem brasileiro e suas relações políticas, sociais e econômicas.

A missão francesa na USP; O Departamento de Cultura; A crítica à democracia racial; O Museu Nacional; Da aculturação à fricção Inter étnica; O estruturalismo chega à Antropologia; Rumo ao Planalto Central; A influência da antropologia inglesa e a Unicamp; A institucionalização da política indígena. O perspectivismo e a etnologia indígena; A antropologia política; Sobre a demografia e a economia ecológica; Direitos dos povos tradicionais; Populações quilombolas; Populações de pescadores marinhos; Outras populações caboclas. Antropologia social e urbana; Grupos urbanos; Violência urbana; Novas religiões; Questões de gênero; Família e reprodução humana; Sexualidade; Tudo é objeto da antropologia.