A disciplina aborda os conceitos e aspectos históricos da arte popular brasileira em relação à produção em artes visuais, sua estética, seus representantes e obras. Propõe o estudo dos conceitos de folclore, sua concepção histórica, ética e política, bem como sua relação com as artes visuais. Estabelece relações entre a produção em artes visuais, a arte popular, a cultura brasileira, busca a valorização das diferentes produções artísticas em seus contextos de ação e propõe ações de transposição didática aos conteúdos da área.

Compreende a formação de conceitos de Estética e História da Arte mundial, do período da Pré-História ao Renascimento, a partir das concepções históricas, sociais, filosóficas e culturais, investigando a formação dos estilos artísticos.

Aborda de forma reflexiva a construção de conceitos e noções fundamentais de estética a partir de suas relações com a história, com a filosofia e com a própria produção artística. Investiga questões da utilização que artistas fazem das leis básicas de composição e organização plástica do campo visual, como processo de criação, através do reconhecimento dos elementos da linguagem visual.