A química como ciência e sua importância na formação geral do educando. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de química, elaboração do currículo de química, competências e habilidades do ensino de química, a química como ciência, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e contextualização. A linguagem da química, a importância da experimentação no ensino de química e suas metodologias. Propostas de como trabalhar a disciplina (química), auxiliando a prática docente e as questões ambientais, a proposta pedagógica da escola e o projeto de química e para trabalhar em laboratório.

A disciplina está baseada na fundamentação teórica necessária para o conhecimento químico por parte do aluno com relação aos equilíbrios químicos. Os fatores envolvidos no equilíbrio, seus cálculos e aplicações e importância para as análises químicas analíticas. Análise qualitativa. Identificação e separação de cátions e ânions em solução por  reações químicas

Gases. Leis da termodinâmica clássica. Espontaneidade e equilíbrio. Transformações físicas de substâncias puras. Termodinâmica de misturas simples, solução ideal e solução diluída ideal. Equilíbrio de fases. Equilíbrio químico. Equilíbrio e processos eletroquímicos. Velocidade de reação. Efeito da temperatura. Catálise homogênea e heterogênea.