A realização do TCC desenvolve a capacidade de pesquisa dos graduandos, mediante a solução de um problema, fundamentando-se em procedimento científico, sistemático de busca, avaliação, organização, crítica e comunicação de informação; consolida e faz avançar os conhecimentos produzidos no curso, articulando teoria / prática com o posicionamento crítico do graduando.

A disciplina Gestão de Espaços Educativos e Práticas prioriza em seu currículo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Propõe um olhar crítico sobre o cotidiano escolar e o exercício da gestão democrática, participativa. A partir da escuta dos sujeitos e da observação da prática, as intervenções planejadas devem ter o respaldo teórico que emergirá da pesquisa, em movimento dialético (práxis). Portanto, essa será a metodologia preponderante nas atividades avaliativas propostas.

A ação do coordenador, tal qual a do professor, traz implicitamente, um saber refletir no coletivo – articular, saber ser com os outros – formar, saber fazer no coletivo – transformar. A atuação do coordenador como produtor de mudanças na prática dos professores. O trabalho do coordenador: planejado, intencional, coletivo, um trabalho com consciência e sincronicidade cuja prioridade é a formação contínua dos professores com exercício de práticas.

Ambiente Virtual de Orientação de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional.   

Visão geral da ação pedagógica desenvolvida na gestão de espaços educativos.  A observação e a intervenção como formas de conhecer e transformar a realidade escolar. Envolve a observação, a participação e a intervenção fundamentadas. "Um saber fazer" que busca orientação nas teorias pedagógicas estudadas e que respondam às demandas provocadas na prática.