O Lúdico e a Educação: abordagem teórica e prática. Jogo, desenvolvimento e Aprendizagem Infantil. Criando um espaço de brincar: o jogo, o brinquedo e a brincadeira - significado, características, classificação. Panorama teórico sobre o Brincar. A atividade lúdica e as implicações pedagógicas no cotidiano das instituições de Educação e Ensino Fundamental.


A disciplina abordará a alfabetização como uma questão conceitual.  O processo de Alfabetização face às teorias de desenvolvimento, a abordagem histórica da Alfabetização e do Letramento. A linguagem como sistema simbólico, representativo das interações humanas e a função social da escrita numa sociedade letrada, bem como a formação do professor alfabetizador numa perspectiva de letramento e a articulação teoria e prática no processo de alfabetização.

A disciplina propõe a pesquisa e a reflexão sobre a presença da arte como componente da educação básica, particularmente da educação infantil.
Aborda a Arte como produto cultural e histórico, relacionado os processos de ensino/aprendizagem na Educação Infantil. Propõe também um estudo crítico sobre o Referencial curricular para a Educação Infantil, tendo como eixos principais as concepções de ação/reflexão do professor, os objetivos apontados, os conteúdos e métodos sugeridos e as formas de avaliação propostas. Estuda ainda os aspectos lúdicos e suas relações com o ensino aprendizagem da arte e a participação da arte nos projetos educacionais, colocando-os em contexto com as necessidades da Educação Infantil. Além das relações entre arte e inclusão, propondo a análise de práticas e metodologias.


A disciplina se concentra no estudo da Educação Infantil, compreendendo a creche e a pré-escola, seu movimento histórico, social e político privilegiando como eixo analítico sua origem, concepção e desenvolvimento até a conjuntura atual, efetuando ainda o estudo e a reflexão do pensamento dos principais teóricos envolvidos com a temática e das diferentes diretrizes educacionais que implicam sobre esta Etapa no Ensino Brasileiro.

Ambiente Virtual de Orientação de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil.

Visão geral da ação pedagógica desenvolvida na Educação Infantil. A observação e a intervenção como formas de conhecer e transformar a realidade escolar. Envolve a observação, a participação e a intervenção fundamentadas. "Um saber fazer" que busca orientação nas teorias pedagógicas estudadas e que respondam às demandas provocadas na prática.