Estudo de obras literárias (prosa e poesia) de países africanos de língua oficial portuguesa, em seus aspectos nacionais diferenciais e traços constitutivos semelhantes. Literatura, colonialismo e engajamento. A literatura africana de língua portuguesa no macrossistema literário: aproximações possíveis.

Estudo teórico-prático do significado das palavras e do sentido dos enunciados da língua portuguesa contemporânea e interações entre a linguagem e o estilo.

A realização do TCC desenvolve a capacidade de pesquisa dos graduandos, mediante a solução de um problema, fundamentando-se em procedimento científico, sistemático de busca, avaliação, organização, crítica e comunicação de informação; consolida e faz avançar os conhecimentos produzidos no curso, articulando teoria / prática com o posicionamento crítico do graduando.

Pré-modernismo. Linhas gerais da Vanguarda Européia; coordenadas históricas do Brasil do século XX. Abordagem do Modernismo e da Literatura contemporânea e sua interação com os aspectos culturais, políticos e econômicos do Brasil bem como as características temáticas, ideológicas e estéticas de cada fase, através das principais obras e autores e sua utilização em sala de aula.